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Porto
de Santos
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Considerado
o maior do hemisfério Sul, o Porto de Santos
foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1892, quando
a então Companhia Docas de Santos (CDS) entregou
à navegação mundial os primeiros
260 metros de cais, na área do Valongo. A
data foi marcada pela chegada do vapor "Nasmith",
de bandeira inglesa. Em 1980, o porto passou a ser
administrado pela Companhia Docas do Estado de S.
Paulo (Codesp) - www.portodesantos.com.br, empresa
de economia mista, de capital majoritário
da União.
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O
Porto de Santos possui o maior terminal de contêineres
da América Latina, com 550 mil metros quadrados.
Ao todo são 12 quilômetros de cais,
com terminais especializados para grãos,
fertilizantes, granéis líquidos e
contêineres, e duas ferrovias de acesso com
200 quilômetros de ramal ferroviário.
Sua posição geográfica é
determinante para o desenvolvimento do transporte
intermodal (rodoviário-marítimo),
garantindo uma alternativa econômica e rápida
para a movimentação de cargas dos
países do Cone Sul. |
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Vale
lembrar que 30% de todas as exportações
brasileiras saem dos portos e aeroportos paulistas.
Atualmente, o Porto de Santos movimenta mais de
38 milhões de toneladas de carga por ano.
Para garantir novos investimentos, mais agilidade
e eficiência, vários serviços
do porto vêm sendo assumidos pela iniciativa
privada. Mais de 120 empresas operam no local e
os investimentos para os próximos cinco anos
devem chegar a US$ 1 bilhão.
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A
Codesp está desenvolvendo o Projeto Santos
2000, considerado um ambicioso plano de modernizações,
que já está colocando o porto mais
importante da América Latina no século
XXI. A idéia é torná-lo mais
moderno, ágil, bem equipado e mais competitivo.
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